Cantinho Cultural

Cantinho Cultural #1 – Chegada dos Portugueses ao Japão

Aqui no AniHome queremos na divulgar a cultura japonesa pela comunidade portuguesa. Mas isso não significa apenas falar de eventos de temática asiática, anime ou mangá. Significa também falar da cultura japonesa de uma forma mais clássica. E penso que seja importante saber como é que o nosso país está envolvido com esta nação, desde os tempos antigos até à atualidade. Para abrir a nova rubrica da nossa página decidimos falar como tudo começou entre Portugal e Japão.

Sabiam que Portugal foi o primeiro país ocidental a chegar ao Japão?

Pois é, Portugal foi o primeiro país europeu a fazer contacto com o Japão. Fizeram-no no ano de 1543 na praia de Tanegashima, no sul do Japão. É claro que este acontecimento teve um grande impacto tanto na comunidade japonesa como portuguesa. Os portugueses quando chegaram a essa ilha de Tanegashima começaram logo a imaginar uma maneira de lucrar com esse povo tão peculiar, foi logo a partir desta ideia que começou o desenvolvimento da cultura portuguesa no Japão.

Portugal trabalhou imenso no estabelecimento de terras nipónicas. Em 1550 o Japão já era um monopólio comercial controlado por um chefe-mor português e em 1557 quando Portugal chega a Macau (China) estabelece-se uma nova rota comercial (principalmente de prata) entre o Japão e Portugal.

Nesta chegada ao Japão o comércio não foi a única mudança radical, também houve grandes progressos na religião. Os cristãos passaram a ser uma vista comum no país e nem sempre de uma forma positiva (mas falemos disso noutra publicação).

Se pensam que nunca fizemos nada demais desenganem-se e olhem para o Japão como um bom exemplo. Na próxima publicação falaremos de como foram introduzidas as armas de fogo no Japão.


– Gostaste do artigo? Compartilha com os amigos e deixa o teu comentário!

Para estarem sempre atualizados sigam-nos no twitter: @AniHome15
E deixem o like na nossa página no Facebook: AniHome

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *