A Nossa Equipa

António Santos

Estatuto: Fundador e Administrador

Bio: O meu primeiro contacto com anime acho que é partilhado com toda a gente, com os clássicos desenhos animados da manhã e canais infantis. Mas só comecei a seguir anime conscientemente há cerca de oito anos, quando comecei a acompanhar Fullmetal Alchemist Brotherhood na Sic Radical. Desde então fui vendo diversos animes e o meu gosto pelo género foi aumentando cada vez mais.

Em 2015 decidi criar a Anihome! Que veio a evoluir, com muitos altos e baixos, até aquilo que é hoje.

O meu gosto por anime é bastante geral e amplo, pois gosto de ver coisas que me entretenham e que vão desde séries bastante simples sem grande história às séries mais complexas, que nos obrigam a pensar. Por isso as minhas opiniões costumam ter a experiência e entretenimento bastante em conta. De forma geral, sou um grande consumidor de Slice of Life e Romance.

Para além de anime, sou grande apreciador de mangá, cosplay e cultura japonesa em geral. Fora do género, sou também amante de Fantasia e de Dungeons&Dragons.

Favs: Gintama, Top wo Nerae! Gunbuster, Katanagatari, Mononoke Hime e Horimiya (mangá).

Podem também encontrar-me:

MyAnimeList: Thorgils96

E-mail: antonio.santos.anihome@gmail.com


Inês Pires

Estatuto: Autora

Bio: A minha história com anime começou por acaso quando, há 8 anos, um amigo me recomendou One Piece. Desde então abandonei o reino dos plebeus e ascendi ao Olimpo dos elitistas. Brincadeiras à parte, desenvolvi gostos bastante próprios que na maior parte das vezes não vão de encontro à opinião comum, dando-me uma perspetiva diferente (modéstia à parte :v).

Há 2 anos que escrevo para a Anihome como Inconum, tendo sido redireccionada para o site por um amigo de um amigo meu (o clássico).

Gosto bastante de séries que me façam pensar, principalmente das que me obrigam a ver e rever várias vezes para compreender todas as facetas que têm para me oferecer. Em parte devido a isto, as minhas opiniões e por consequente as minha análises tendencialmente são mais profundas.

O meu medium favorito tende a ser anime, sendo grande fã de animação experimental e boa direção, mas também sou uma ávida consumidora de visual novels, mangá e doujinshi. Ultimamente tenho desenvolvido um crescente interesse nos mecanismos da indústria de animação no Japão em si, tentando ao máximo a ler e pesquisar sobre estúdios e/ou pessoas envolvidas na produção dos animes que vemos.

Favs: Neon Genesis Evangelion, Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, qualquer filme por Satoshi Kon e qualquer uma das séries de Kunihiko Ikuhara.

Podem também encontrar-me:

MyAnimeList: Inconum

E-mail: ines.pires.anihome@gmail.com


Carlos Vedor

Estatuto: Editor de Imagem, Consultor Informático

Bio: Comecei a ver anime ativamente quando tinha 14 anos e dava na televisão, coisas como Naruto, Gunslinger Girl, Kochikame, Hunter x Hunter, entre outros. Desde então tenho seguido mais animes da atualidade e lido alguns mangás para compensar o tempo que perdi quando não sabia da existência de todo um novo mundo à volta da indústria de animação e literatura japonesa.

Faço edição de imagem do conteúdo da Anihome e dou apoio informático para o nosso website há cerca de 2 anos. Tudo começou quando a nossa *ilustre* editora Inês Pires me contactou a perguntar se eu poderia dar algum apoio com a edição de umas capas e esclarecimentos informáticos. Sendo Informática a minha área de estudo, decidi auxiliar a equipa, até que me tornei um membro constituinte da Anihome. Tem sido uma experiência muito positiva a um nível pessoal, pois pude desenvolver trabalho que me estimulou a aprender mais, não só sobre a indústria de animação e cultura japonesa, como também a otimizar o meu workflow e a trabalhar em equipa.

Sou um praticante fervente de artes marciais. Gosto de aproveitar o meu tempo livre para seguir alguns animes sazonais, ler mangá ou passar o dia a ouvir jazz.

O meu gosto em anime e mangá costuma estar focado em temas psicológicos e metáforas, mas também gosto de ver/ler coisas que se focam mais na ação sem que necessariamente façam o público alvo pensar profundamente sobre o assunto.

Penso que anime e mangá sejam meios de transmitir ideias e informação de uma forma bastante apelativa a todo o tipo de audiência, que com a crescente globalização do mundo atual se torna um factor importante para a discussão de ideias e difusão de conhecimento.

Favs: Neon Genesis Evangelion, Hunter x Hunter, Koe no Katachi, Oyasumi Punpun (mangá), Nana to Kaoru (mangá, por favor não vejam o anime que não se compara sequer), Gantz (mangá, outro caso que o anime foi terrível e nada bem adaptado, mas o filme Gantz:O foi excelente).

Podem também encontrar-me:

MyAnimeList: TheRedKraken

E-mail: carlos.vedor.anihome@gmail.com


Tiago Gouveia

Estatuto: Autor

Bio: Quando era mais novo o pouco que via de televisão ficava-se por cartoons como Courage the Cowardly Dog e Scooby-Doo, mas o que mais me marcou e ainda hoje relembro foi “Oliver e Benji”, sendo esta a razão pela qual muitos anos depois, após desistir da programação portuguesa, decidi dar uma espreitadela a este mundo que tantos dos meus amigos recomendavam. Comecei ao de leve com os mais famosos “Narutos” e “One Pieces”, mas rapidamente mergulhei em tópicos mais fundos, e sempre que terminava um anime ficava a desejar mais daquele universo, pelo que ao fim de um ano comecei a seguir mais mangás que animes, devido somente ao facto destes estarem mais à frente em termos de história.

Tomei conhecimento da Anihome pela Inês Pires e fui seguindo os artigos que foram lançando, até há uns meses atrás quando me questionaram se queria juntar-me à equipa e escrever sobre mangás, uma vez que não tinham ninguém focado nessa área. Após pensar um bocadinho, decidi aceitar o desafio, aprender sobre a indústria de mangás, tanto no Japão como pelo resto do mundo, e passar para o papel algumas das minhas opiniões sobre este tipo de publicações.

Para além de mangás também sou um ávido consumidor de jogos de computador, fazendo de mim uma pessoa demasiado “indoor”, sendo que das poucas vezes que saio é para ir dar “uns toques” com amigos ou ver o mais recente blockbuster no cinema.

Em termos de gostos, sou um fã de mangás que facilmente fazem o leitor colocar-se no papel do protagonista, mas ao mesmo tempo aprecio também o estilo shounen apresentado nos animes de desporto, apesar de ser contraditório, como nestes o protagonista é muitas vezes sobre-humano, sendo desta forma mais difícil de ser impersonado.

Favs: Mangás: Oyasumi Punpun, Berserk, Kingdom; Anime: Sen to Chihiro wa Kamikakushi (Viagem de Chihiro/Spirited Away), Shigatsu wa Kimi no Uso, Major, Kill la Kill; Ambos: Hajime no Ippo.

Podem também encontrar-me:

MyAnimeList: tigasuper

E-mail: tiago.gouveia.anihome@gmail.com